Copas de bairros estimulam futebol nos centros

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem apostado em torneios de bairros como estratégia para fomentar o futebol amador. Com apoio dos centros desportivos, em outubro deste ano foi iniciado cinco torneios de bairros que chegam à reta final beneficiando mais de 1000 atletas. Os campeonatos têm disputa de troféu, medalha e fomentam a prática esportiva entre os participantes.
"Como a SEL tem função de estimular o esporte amador e profissional, decidimos apostar nesses torneios. O futebol norte-rio-grandense tem um celeiro de atletas que vêm de bairros e temos nos empenhado em promover essas competições. Também estamos estabelecendo apoio sistemático e regular dos centros desportivos com auxílio técnico e orientações que visam desenvolver o futebol", afirma a secretária Danielle Mafra.
A parceria entre a Prefeitura do Natal e os centros, por meio da SEL, estende-se às famílias e aos moradores dos bairros, vez que contribuem na educação dos jovens. Muitas crianças se afastam da zona de vulnerabilidade social e veem no esporte uma forma de crescimento profissional. "Esses campeonatos são muito importantes, especialmente em bairros carentes. Aqui no Passo da Pátria conseguimos manter diversas crianças afastadas do crime, das drogas e em dia com a escola", afirma José de Arimatéia, presidente do centro desportivo do bairro.
Centros desportivos específicos
Outra ação que estimula o futebol de bairro é a parceria firmada entre os próprios centros. Apesar dos campeonatos acontecerem em centros desportivos específicos, a competição envolve entidades da cidade que desenvolvem projetos com a modalidade.
No Soledade II a procura acaba sendo maior que oferta todos os anos. "Atualmente 14 equipes disputam o torneio no nosso bairro, que não é exclusivamente nosso, mas de toda a cidade. Aqui disputam clubes das Quintas, KM 6 e grande Natal", comenta o presidente do Centro Desportivo do Soledade II, Luiz Antônio Ribeiro da Silva.
No Vila Verde não é diferente: no bairro localizado na Zona Norte de Natal são realizados torneios adultos e infantis com apoio da SEL. "A ajuda da Secretaria de Esporte é fundamental. A SEL nos dá medalhas e ainda tira nossas dúvidas com relação ao regulamento e detalhes técnicos. Até mandei fazer uma faixa agradecendo a ajuda que recebemos", ressalta Canindé Cardoso, do Centro Desportivo de Vila Verde.
Os torneios acontecem com partidas aos finais de semana no Passo da Pátria, Soledade II, Vila Verde, Mãe Luiza e Planalto. As finais estão previstas para acontecer no início de dezembro. Em breve a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai abrir inscrições para as copas oficiais da Prefeitura do Natal de futebol sub 13 e Copa dos Campeões.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top